Imóveis com desconto de 50%? Uma oportunidade com leilões! 

Imóveis com desconto de 50%? Uma oportunidade com leilões! 

Investir em imóveis é uma excelente forma de garantir uma renda extra ou até mesmo uma fonte de renda principal. No entanto, nem sempre é fácil encontrar imóveis com desconto ou preços mais acessíveis. 

Será que existe uma forma de investir com segurança em um imóvel com preço reduzido em relação ao mercado? A resposta é sim!

É aí que entram os leilões de imóveis, que oferecem descontos que podem ultrapassar os 50% em alguns casos. Podendo parecer números sensacionalistas para atrair compradores, esta é uma oportunidade real e bastante conhecida por quem investe no mercado de leilões, judiciais ou não, de imóveis. 

Continue acompanhando este artigo e descubra mais sobre como um imóvel de leilão pode ser uma excelente oportunidade de investimento!

O que são os leilões de imóveis?

Como já mencionamos em outros conteúdos, os leilões de imóveis são eventos onde são vendidos bens imóveis que foram penhorados e retomados por credores em geral, a exemplo de bancos, empresas, entes públicos etc. 

Por exemplo, se um proprietário não pagar as prestações do financiamento imobiliário, o banco pode executar extrajudicialmente a dívida e levar o imóvel a leilão para recuperar o valor inadimplido.

Há também os casos de imóveis com desconto que pertencem ao governo e que são vendidos por meio de leilões públicos. 

Outro caso é quando um imóvel é penhorado pela justiça para pagar alguma dívida trabalhista, tributária ou cível. A penhora é o ato inicial da restrição promovida frente ao patrimônio do devedor, que pode ser uma pessoa física ou jurídica. 

O Artigo 835 do Código de Processo Civil (CPC) explicita a ordem preferencial de penhora a ser levada em consideração antes da definição do imóvel como item a ser constrito.

Por que os imóveis com desconto são mais baratos em leilão?

Os motivos que levam um imóvel de leilão a ser vendido por um preço consideravelmente abaixo do mercado podem ser um pouco diferentes entre as duas modalidades de leilão.

Essas propriedades são leiloadas para pagar as dívidas pendentes e, como o objetivo é arrecadar dinheiro rapidamente, os imóveis são vendidos também por preços abaixo do mercado.

Descontos em Leilões Judiciais

Em se tratando de leilões judiciais, os imóveis leiloados pela Justiça são vendidos com números abaixo do valor de mercado para aumentar sua liquidez

Feita a avaliação por um perito ou oficial de justiça, muitos meses podem se passar até a data do leilão. Nesse ínterim, o preço de avaliação do imóvel realizado por esses auxiliares da justiça pode, em alguns casos, ficar defasado em relação ao real valor de mercado do bem, o que, nessas situações, pode se constituir em mais um fator de desconto e oportunidade para aquisição de imóveis submetido a leilões judiciais.

Descontos em Leilões Extrajudiciais

No caso dos leilões extrajudiciais, o principal motivo para o desconto no valor de mercado é porque a referência da instituição financeira é o valor da dívida a ser paga.

As condições de mercado, naturalmente, junto com o interesse do público e o número de lances, podem ditar o valor do arremate, mas o objetivo do evento é recuperar o crédito, e não vender o imóvel para ganhar dinheiro. Aquilo que estiver acima do valor devido pelo proprietário original do bem será devolvido para o devedor.

Ao longo destes leilões, investidores que buscam a compra para uso pessoal tendem a dar lances mais altos, com margens mais próximas aos valores de mercado. 

Já os compradores, que participam de um volume maior de leilões e buscam oportunidades de investimento e rendimento, não costumam continuar em disputas que ultrapassam um limite estipulado por eles mesmos. Esse limite é um dos segredos do sucesso de quem investe neste mercado procurando, inclusive, opções com mais de 40% ou 50% de desconto.

💡 Leia também, Descubra como funciona um leilão judicial de imóveis

Principais atrativos do investimento em imóveis de leilão

Comprar imóveis com desconto, por meio de um leilão, pode trazer diversas vantagens para você, como:

Economia

É possível adquirir um imóvel por um valor muito inferior ao praticado no mercado, podendo economizar além de 50% do preço de mercado em algumas ocasiões.

Aumento de patrimônio 

Fazendo uma escolha bem planejada, você pode aumentar o seu patrimônio com um bem que tende a se valorizar ao longo do tempo, especialmente se você investir em melhorias no imóvel.

Renda passiva 

O aluguel de imóveis é uma das principais práticas para a renda passiva, atualmente, no Brasil. Você pode alugar o imóvel e obter uma renda extra mensal, que pode ajudar a pagar as parcelas do financiamento ou a investir em outros negócios.

Revenda com lucro 

Fazendo o repasse direto, ou investindo em uma reforma, muitas vezes necessária de acordo com o estado de conservação do imóvel, é possível revender o bem por um valor consideravelmente maior do que o que você pagou, obtendo um lucro significativo na operação e possibilitando novos investimentos

Aproveite as oportunidades e invista com segurança! 

Investir em imóveis com desconto pode ser uma excelente oportunidade devido aos descontos oferecidos. Mas o cuidado na identificação de bons eventos é fundamental!

Como destacamos anteriormente em nosso artigo “Descubra como funciona um leilão judicial de imóveis”, é interessante tomar algumas precauções básicas como:

  • Pesquisar detalhes do imóvel, sua localização e liquidez para ter uma ideia da facilidade de venda e possível lucro;
  • Estar atento aos detalhes do edital do leilão e verifique o estado de ocupação e conservação;
  • Dar lances sempre dentro do limite estabelecido e com o qual é possível honrar o pagamento;
  • Fazer cursos da área de leilões ou contar com a ajuda de um corretor de imóveis profissional e/ou um especialista.

Com essas precauções, você poderá adquirir um imóvel com um excelente custo-benefício e até mesmo garantir uma fonte de renda extra! 

Quer conhecer mais informações sobre especializações e detalhes do mercado de leilões judiciais e extrajudiciais? Navegue pelo nosso site e descubra como este tema pode ser vantajoso! 

NEWSLETTER

Quero receber as novidades

    Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados
    Desenvolvido e otimizado por Agência WEBi