O leilão de imóveis da Caixa é um dos mais conhecidos no ramo de leilões e traz muitas oportunidades aos investidores, especialmente porque essa instituição detém 70% do financiamento imobiliário do país.
Só em agosto de 2023, por exemplo, foram mais de 2.285 imóveis para leilão, divididos em oito editais diferentes.
Os leilões advêm de imóveis retomados da Caixa por conta de dívidas oriundas de contratos de alienação fiduciária.
💡Leia também: O que fazer após arrematar um imóvel de leilão?
As vendas dos imóveis da Caixa normalmente ocorrem das seguintes formas:
1º e 2º Leilão ou Leilões Obrigatórios
Quando um imóvel financiado pela Caixa é retomado por inadimplência, ele deve, obrigatoriamente, passar por duas tentativas iniciais de venda pública — o 1º e o 2º Leilão —, conforme determina a Lei nº 9.514/97, e, caso não seja vendido em nenhuma dessas duas oportunidades, pode ser disponibilizado em outras modalidades de venda da Caixa, como a licitação aberta, venda on-line, venda direta on-line e licitação fechada.
Vale dizer que algumas dessas modalidades de alienação não podem ser, a rigor, intituladas de leilão, mas acabam recebendo o mesmo tratamento dessa forma de alienação de imóveis, pois envolvem bens retomados da Caixa em decorrência de contrato de alienação fiduciária inadimplido.
Vamos a elas:
Licitação Aberta
Caso os imóveis não sejam arrematados nos leilões obrigatórios (1º e 2º Leilão), a Caixa — já na condição de proprietária com plena disposição sobre o bem — pode colocá-los novamente à venda por meio de uma nova rodada de leilão, conduzida pelo mesmo leiloeiro ou por outro contratado, incidindo normalmente a comissão de 5% desse profissional.
Essa etapa é popularmente conhecida no mercado como “terceiro leilão”.
Para saber mais sobre cada uma dessas modalidades, veja esse vídeo do nosso canal no YouTube.
Licitação fechada
Apesar de mais rara de acontecer, essa modalidade de alienação de imóveis da Caixa também possui seus benefícios.
É realizada por meio de edital, cabendo ao interessado enviar a proposta por escrito em envelope lacrado ao endereço indicado no edital, respeitando o valor mínimo da oferta.
Com a proposta, deve ser oferecida uma caução de 5%, que será restituída ao final caso o participante não se sagre vencedor da licitação.
Por desconhecerem a possibilidade de restituição da caução ao final da licitação fechada, muitas pessoas acabam não participando dessa modalidade de venda, com receio de perder esse valor, o que, para quem conhece as regras que envolvem essa forma de alienação, acaba sendo uma vantagem competitiva, pois diminui a concorrência.
Venda On-line
Nessa modalidade, a Caixa disponibiliza o imóvel em seu próprio site, com previsão de dia e horário para encerrar a oferta.
Embora a Caixa não realize essa modalidade por meio de leiloeiros, a venda on-line funciona como um ‘leilão’: vence quem fizer a maior oferta até o prazo determinado pela própria instituição, com o cronômetro rodando.
Venda Direta On-line
Se ninguém apresentar propostas ou lances dentro do prazo que a Caixa determina para a venda on-line, a instituição disponibiliza o imóvel automaticamente na modalidade de venda direta. Nessa fase, quem primeiro ofertar o valor mínimo estipulado garante a compra do imóvel.
Diferente da venda on-line, não há cronômetro rodando com contagem regressiva. Quem primeiro fizer a oferta, leva o imóvel.
Benefícios da Venda On-line e da Venda Direta On-line
Dentre essas modalidades de alienação de imóveis retomados da Caixa, cabe destacar a venda on-line e a venda direta on-line, que trazem alguns excelentes benefícios. Vamos a eles:
- auxílio de um corretor de imóveis credenciado, com pagamento de sua comissão pela própria Caixa – pode funcionar como uma ponte entre comprador e banco, além de auxiliar no levantamento da documentação referente ao imóvel e demais informações relevantes;
- não há comissão do leiloeiro, trazendo mais vantagem financeira;
- possibilidade de financiamento com 5% de entrada;
- em alguns casos previamente estabelecidos no edital e na descrição da oferta, a Caixa quita integralmente os débitos do imóvel, como IPTU, condomínio, entre outros.
Onde encontrar leilão de imóveis da Caixa?
É possível encontrar os leilões e vendas on-line diretamente no site da Caixa, visto que é um dos sites mais completos que existem no mercado.
Clique aqui para que você possa iniciar a pesquisar imóveis da Caixa com ótimas oportunidades de desconto!
Nele, você pode pesquisar imóveis por estado, cidade e modalidade de venda, além de poder filtrar dados importantes sobre o imóvel, como as características abaixo:
Gostou de entender como funciona o leilão de imóveis da Caixa?
Acompanhe a Clever Educação para receber mais conteúdos como esse! Somos especialistas em leilão de imóveis.
Nos siga também no Instagram para receber novidades em primeira mão! Até mais.